colunistas do impresso

Qual a sua nota na escola da vida?

Olá querido leitor. Que bom poder conversar contigo mais uma vez! Estou aqui hoje para falar de algo muito importante, e que, provavelmente, você já sabe, mas sempre é bom relembrar.

Falo da sua matrícula na escola de tempo integral, de aprendizado contínuo, chamada vida.

Não sei como tem ido nesta escola em que eu e você estamos matriculados desde o dia da nossa primeira golfada de ar aqui na Terra.

Uma escola que para passar de ano, primeiro precisamos aceitá-la, já que a matrícula não pode ser cancelada.

Segundo, entender que todas as lições que ela nos trás são para o nosso progresso, e o que é mais importante, que não desperdicemos as oportunidades que ela nos dá para aprender todos os dias.

A partir daí, é arregaçar as mangas e enfrentar as provas, pois elas não são poucas e também, na maioria das vezes, não são fáceis, mas acredite: a recompensa por passar em cada uma das etapas é compensadora.

Quanto maior o seu esforço de superação, mais ajuda você vai ter.

Não é que alguém vá fazer as provas que são específicas para suas, mas você receberá mais inspiração, garra, coragem, para tirar uma boa nota. Por falar nisso, qual a nota que você acredita ter tirado nas provas nesta escola da vida? Se pensou em 8 ou 9. Pode ser menos, aqui neste "planeta -escola", ainda atrasado na escala dos mundos, e com alunos morosos como nós, nota 5 ou 6 é um notão. Nesta escola da vida, seu desenvolvimento é um processo de experimentação, não existem erros nem castigos e sim aprendizados e consequências. Os seus colegas de escola, as vezes tem comportamento estranho, mas acredite, eles são espelhos, o que você admira ou odeia neles está também dentro de você.

Mas não se amedronte. Não é este o objetivo deste singelo artigo, Deus é Pai, é justo e misericordioso. Ele nos fez seres imortais, acredita na aprovação de cada um de seus filhos e nunca desistirá de nós.

O mais importante é que estamos vivos, digo encarnados, pois vivos sempre estaremos, mesmo depois da destruição natural e irreversível deste envoltório carnal.

Sim, a vida é uma escola de aprendizado contínuo em tempo integral, se desejamos passar de ano, o segredo é aprender com os desafios, pois cada lição aceita sem revolta, superada e compreendida, não precisa ser repetida! Até rimou, mas a rima é proposital, é para nos ajudar a lembrar disso.

Cada prova superada com resignação e sem mágoas funciona como se tomássemos uma vacina, no próximo teste similar, será bem menos dolorida e bem mais fácil de transpor.

Por mais difícil o processo educativo que nos vejamos submetidos, saibamos que ele não é injusto, muito menos vão. Tenhamos paciência para superá-lo. Temos também direito a merecidos recreios.

A presença em aula é inevitável, sem elas a recuperação pode ser bem mais difícil, portanto meus queridos amigos de escola, sem esbravejar ou mesmo culpar alguém que está na caminhada conosco, confiemos em Deus, pois

Ele, todo o dia, nos dá oportunidades preciosas de nos burilar. Sigamos em frente com coragem e com o máximo de benevolência.

Ah! Já ia esquecendo. Sobre as respostas que você dá, ás questões de cada prova, se elas são corretas ou não, é só consultar o gabarito, ele está bem guardado dentro de você, em um lugar, denominado consciência, onde só você tem acesso. A senha é, serenar, ouvi-la, confiar em Deus e em você.

Texto: Jorge Brandão

Empresário e escritor espírita

CONFIRA OUTROS TEXTOS:
Viver bem para morrer bem?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sim, eu confesso com orgulho: já fui um sapo! Anterior

Sim, eu confesso com orgulho: já fui um sapo!

Uma história Próximo

Uma história

Colunistas do Impresso